Nobreak: o que é e suas vantagens

 

A cada momento aumentamos o uso dos dispositivos eletrônicos, seja para, entretenimento, segurança ou trabalho, por isso é necessários tomar uma ação e protegê-los, mantendo seu funcionamento diante de qualquer problema com o fornecimento de energia elétrica e o nobreak é o equipamento ideal para estes casos. 

O que é nobreak 

O nobreak é um equipamento que protege e mantém em funcionamento dispositivos eletroeletrônicos em situações de oscilação ou ausência da rede elétrica. Possui, também, um sistema de estabilização inteligente para evitar queima e o mau funcionamento dos aparelhos.

Para entender melhor, considere o nobreak como um equipamento formado por um protetor eletrônico, estabilizador  e bateria. 

Por contar com bateria interna ou externa, os nobreaks impedem o desligamento inesperado dos itens conectados, o que ainda contribui para preservar a vida útil dos equipamentos e a disponibilidade de tempo para você salvar seus arquivos, finalizar alguma outra atividade importante ou manter equipamentos críticos em funcionamento, por exemplo.

Os nobreaks são fáceis de instalar e mais econômicos se comparados à soluções como geradores de energia. Há modelos indicados para dispositivos mais sofisticados e para os mais simples, usados em casas, condomínios, empresas e comércio.

Variam também de acordo com a capacidade de autonomia e potência, e algumas versões permitem a instalação de uma ou mais baterias externas para ampliar o tempo de uso de um aparelho ligado ao nobreak. Confira os principais tipos de nobreak a seguir. 

Benefícios do nobreak

Não são raras as situações em que alguém perde tudo o que estava fazendo em um computador devido à queda de luz, não é mesmo? Por exemplo, em reuniões, cursos e treinamentos online, em caso de falta de energia, é impossível continuar com a conferência. Se essa pessoa tivesse um nobreak, isso seria evitado, pois a bateria seria ativada e o desktop continuaria ligado.

Mas, além disso, o nobreak regula a tensão e otimiza a energia entregue aos equipamentos conectados, sem oscilações, o que é uma proteção extra, pois um aparelho submetido a energia de má qualidade pode sofrer danos. Assim, proporcionam autonomia, protegem de queima e preservam a vida útil dos equipamentos. 

Confira as vantagens e proteções oferecidas pelo nobreak.

Vantagens

Garantia de segurança aos ambientes

Computadores, câmeras de monitoramento, alarmes entre outros dispositivos de segurança, estão sujeitos a ficar indisponíveis em situações de falta de energia elétrica. O nobreak evita o desligamento inesperado dos aparelhos, garantindo a segurança do local.

Estabilidade da tensão de aparelhos sensíveis

Oscilações de tensão na rede são potencialmente danosas aos aparelhos, que podem queimar facilmente. O nobreak protege os dispositivos da queima e preserva a vida útil destes e também atua como um estabilizador, o que assegura o bom funcionamento dos dispositivos. 

Redução dos prejuízos operacionais

Aparelhos inativos podem gerar sérios prejuízos operacionais, afinal, hoje é difícil alguma empresa ou profissional autônomo não trabalhar com dispositivos eletrônicos. A queda de energia elétrica pode causar não só atrasos, como também danificar um hardware.

Proteções 

  • Contra subtensão

A subtensão ocorre em duas situações: com a redução na tensão fornecida pela concessionária da rede elétrica ou ao conectar vários dispositivos numa mesma tomada. Quando isso acontece, podemos ter uma pane inesperada ou comprometimento do funcionamento dos aparelhos.

O que o nobreak faz: regula a tensão e entra em modo Bateria se a redução for muito drástica. 

  • Contra sobrecarga

Se uma carga ligada ao nobreak for maior do que a sua capacidade, ocorre a sobrecarga, que pode ocasionar aquecimento excessivo dos componentes do nobreak.

O que o nobreak faz: seus sensores monitoram a carga conectada e, se ela for excessiva, sinais sonoros são emitidos. Para resolver, basta desconectar um ou mais dispositivos.  

  • Contra curto-circuito

Há curto quando uma corrente elétrica elevada passa em um circuito.

O que o nobreak faz: com sua proteção eletrônica, evita que os dispositivos conectados sejam queimados. 

  • Contra sobreaquecimento no inversor

Ocorre quando a carga ligada ao nobreak é maior do que é oferecido pelo equipamento.

O que o nobreak faz: aciona a bateria assim que detectar sobrecarga. 

  • Contra sobretensão

A sobretensão é causada pela elevação na tensão fornecida pela concessionária.

O que o nobreak faz: regula a tensão e entra em modo Bateria. 

  • Contra descarga total/sobrecarga da bateria

A bateria do nobreak pode descarregar de duas maneiras: carga alta e descarga rápida ou carga baixa e descarga lenta.

O que o nobreak faz: mantém as baterias em um nível de carga mínimo para evitar a descarga total.

Fonte da matéria: https://blog.intelbras.com.br/tudo-sobre-nobreak/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PERFECT SHOW E KLARA CASTANHO JUNTOS!

Tecnologia a Favor do Agronegócio

NOVO ANO CHEGANDO E NOVOS PROJETOS SENDO ENTREGUES!